top of page

Que cuidados devo ter após uma cirurgia?

  • Foto do escritor: Enfermeira Sara
    Enfermeira Sara
  • 28 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de abr. de 2021

O momento da alta hospitalar após a realização de uma cirurgia é sempre acompanhado de alguma ansiedade e insegurança, mesmo quando se trata de uma cirurgia simples.


Se está nessa situação, então este post é para si. Leia mais para ficar a saber que cuidados deverá ter após a alta, de forma a optimizar a sua recuperação.




ree


Cuidados com a ferida operatória e pensos

- Não deve molhar os pensos operatórios, pois as bactérias desenvolvem-se em meios húmidos;


- Deve vigiar a região circundante do penso ou da ferida (caso esta esteja exposta). Esteja atento à presença de sinais inflamatórios:



Rubor Calor Dor mais intensa que o habitual Tumefacção Prurido

- Esteja atento ao aspecto dos pensos. Se estiverem sujos de sangue ou pús, a sua ferida deve ser avaliada pelo seu médico ou enfermeiro, pois isso pode significar que não está a cicatrizar bem ou que existe alguma infecção da ferida operatória.


- Avalie a sua temperatura corporal pelo menos uma vez por dia enquanto tiver pontos ou agrafos na ferida operatória. A presença de febre é preocupante, já que pode apontar para a existência de uma infecção;


- Depois de terem sido removidos os pontos ou agrafos da sua ferida operatória, aplique diariamente um creme gordo sobre a mesma. Não esfregue a ferida e evite expô-la ao sol.


Controle da Dor pós-operatória

- Tome a medicação analgésica conforme as indicações do seu médico, se a dor não ceder à medicação contacte o seu médico ou serviço onde foi operado.


- Procure outras estratégias para alívio da dor como ouvir música, fazer uma caminhada e executar exercícios respiratórios.

Exemplo de exercício respiratório:

Inspire lentamente pelo nariz (como se cheirasse uma rosa)

Deite o ar fora suavemente pela boca (como se estivesse a apagar uma vela).

(Repita as vezes necessárias)


Restrição de esforços

- Não deve levantar pesos.


- Não deve realizar exercícios físicos intensos.


- Confirme sempre com o seu cirurgião quando pode retomar as actividades de vida diária. (Condução, actividade sexual, regresso ao trabalho).


- Se sua cirurgia o permitir, faça caminhadas, desde que não fique demasiado cansado. Comece por realizar curtas caminhadas e vá aumentando gradualmente conforme as suas capacidades.


Outras indiçações importantes


- Confirme sempre com o seu médico se pode retomar a sua medicação habitual do domicílio, ou se existe alguma alteração.


- Se não houver contra-indicação médica, deverá ingerir pelo menos 1.5L de água por dia para promover o funcionamento dos rins, intestinos e facilitar a fluidificação das secreções dos pulmões.


- A realização de exercícios respiratórios, além de ajudar a controlar a dor, estimula a expansão pulmonar e facilita a oxigenação das células, bem como promover a recuperação do corpo.


- Não fume. O tabaco atrasa a cicatrização das feridas e ao intoxicar as células do corpo retarda a recuperação pós-operatória.


- Se tiver dúvidas sobre a sua alimentação procure ajuda especializada, como um Nutricionista.


Espero que as sugestões tenham sido úteis e boas melhoras!


Sara R.

Comentários


bottom of page